Tentativa + Erro = Aprendizagem

Estas palavras vão para todos aquel@s que acreditam profundamente que não podem errar, que errar lhes tira pedaço ou dignidade. Que se erraram há algo de errado com el@s. Que fracassaram porque ________________. (cada um com as suas razões)

Errar faz parte da vida e recomenda-se, o método aqui é mesmo tentativa – erro. O erro pode e deve ser encarado como aprendizagem basta abrir essa possibilidade.

Assumir o erro ajuda-nos mentalmente a mapear o percurso e a tirar conclusões.

Acredito profundamente que cada “erro” é uma aprendizagem que nos torna pessoas melhores e com mais experiência sobre determinado assunto. 

Primeiro, se errámos é porque estávamos a tentar (tínhamos uma intenção clara de algo que acreditámos ser benéfico). Que bom que envidámos esforços para batalhar por aquilo em que acreditamos! Quem pode dizer que não é saudável tal postura?

Não conseguir à primeira, à segunda, à terceira ou à quarta, qual é o problema? O exemplo dos bebés é paradigmático para este efeito. Já alguém viu um bebé desistir de tentar de andar só por ter caído 30 vezes? Não, claro que não. É pela sua persistência e tenacidade que mais cedo do que tarde os esboços de passos se tornarão em firme marcha e depois veloz corrida.

Podemos aprender com os bebés, a não desistir, mas antes a persistir, insistir e resistir. A palavra resiliência até está na moda…

As modas também podem ser sobre algo significativo.

Pensar mal de nós mesmos ou assumir rotulagens depois da “queda” descapitaliza-nos interiormente do manancial de força e  ímpeto necessários para alcançar aquilo que nos propomos.

Que possamos celebrar os erros pelas aprendizagens que nos permitem em vez de carregar fardos desnecessários!

Agarramos em errei, erraste, errou, errámos, errastes, erraram e conectamos com aprendi, aprendeste, aprendeu, aprendemos, aprendestes, aprenderam.

Afinal de contas a experiência é algo de muito proveitoso.

Está nas nossas mãos o significado que escolhemos adotar.

Bora dar o nosso melhor?

© 2021 Yin-Visible - Todos os direitos reservados